Feng Shui: porque é que é tão importante para a Arquitectura e Interiores?
Projecto: Arqº Gonçalo Freire em colaboração com Arqº António Varela
Feng Shui não é só disposição de móveis, é algo muito mais profundo e está directamente ligado com a Arquitectura, o Design e o Paisagismo.
A escolha das cores, materiais, texturas, volumes ou layout do espaço, se forem projectados de raiz, vão criar harmonia e sensações positivas nos seus ocupantes de forma inalterável.
É uma oportunidade única projectar, construir, remodelar um espaço ou negócio integrando os princípios de Feng Shui à Arquitectura, Interiores, Design ou Paisagismo, sendo que no Oriente é comum usar esta prática ancestral na criação de casas, edifícios de escritórios ou mesmo cidades, como é o caso de Hong Kong ou Singapura.
Na Ásia existem muitos edifícios de empresas ou mesmo cidades que usam estes conceitos para criar sucesso e bem-estar nos seus ocupantes através da própria Arquitectura, escolha de materiais, formas, texturas ou mesmo respeitando a energia dos espíritos do local onde são construídos.
Existem certos detalhes como as cores certas, os materiais, o layout do espaço, a iluminação, os volumes ou mesmo detalhes certos de decoração que podem ser estudados e adaptados a cada família ou negócio eliminando factores de risco à partida, criando harmonia num espaço de forma definitiva e colocando em primeiro lugar a saúde e equilíbrio das pessoas e o sucesso dos negócios.
Para nós ocidentais estes conceitos podem parecer-nos estranhos, mas qualquer cultura ancestral digna tem como base o respeito pela harmonia da família e da Natureza, e é isso que deve ser considerado em primeiro lugar sobretudo quando se projecta uma casa, edifício ou cidade pois são coisas mais difíceis de alterar depois de construídas.
Existem detalhes como as cores certas, os materiais, o layout do espaço, a iluminação, os volumes ou mesmo detalhes certos de decoração que podem ser estudados e adaptados a cada família ou negócio eliminando factores de risco à partida, criando harmonia num espaço de forma definitiva e colocando em primeiro lugar a saúde e equilíbrio das pessoas e o sucesso dos negócios.
Cada vez há mais pessoas e empresas no mundo inteiro que usam esta arte para criarem espaços que favorecem o desenvolvimento dos seus negócios e vidas. Alguns exemplos são a Nike, a Oprah, a Universal Studios, a British Airways, a Virgin Atlantic, Donald Trump, Steven Spielberg ou a Body Shop.
Desenvolvemos projectos de Arquitectura, Interiores, Design, Home Staging ou Paisagismo com Feng Shui, feitos de raiz ou para remodelações que colocam em primeiro lugar a saúde e sucesso das pessoas e das empresas.
Criar espaços harmoniosos e benéficos é a nossa paixão!
Feng Shui e Interiores: Mónica d’Araújo
Projecto: Arqº Gonçalo Freire