A casa perfeita não existe… mas pode ser equilibrada
Tenho a sensação que hoje em dia a maioria das pessoas anda numa busca desenfreada para alcançar a vida perfeita, os relacionamentos perfeitos, o trabalho perfeito e a casa perfeita.
Inconscientemente nós acabamos por nos exigir a perfeição a nós mesmas e acabamos por colocar esforço em tudo o que fazemos. Para além disso ouvimos muitas vezes que uma casa imperfeita não é bom Feng Shui.
A forma como eu vejo e aplico o Feng Shui nada tem a ver com perfeição. Para mim o Feng Shui é um processo de auto-descoberta e por isso incentivo sempre os meus clientes a fazerem o melhor que sabem com aquilo que têm no AGORA.
Para além disso um dos princípios básicos do universo, e também do Feng Shui, é o conceito de Yin e Yang que é exactamente a dinâmica entre estas 2 energias complementares e opostas que se encontram em todas as coisas. E na prática isto para mim quer dizer que todas as matérias, pessoas e ambientes são constituidas por perfeição e imperfeição.
Quero lembrar-te que não é possível ser perfeita e muitas vezes a busca deste ideal pode impedir-te de encontrares o teu equilibrio, manifestares a tua criatividade e viveres os teus sonhos.
Por isso liberta o desejo de ser perfeita e flui com a energia do momento. Sê gentil contigo mesma, aceita as tuas imperfeições e celebra-te. É muito importante que reconheças as tuas imperfeições e que não te desrespeites nem a ti nem aos outros.
A busca deste ideal pode acontecer também em relação à tua casa, por isso sugiro-te aqui algumas coisas que podes libertar em relação à ideia de ter uma casa perfeita:
1 – O desejo de ter uma casa com uma planta de forma quadrada e regular. A tua casa imperfeita pode muito bem estar a fazer-te um convite as libertares expectativas sobre a perfeição e a descobrires o teu verdadeiro potencial escondido. O irregular e assimétrico é muitas vezes o que torna uma obra de arte especial, certo?
2 – Não vale a pena fazeres correcções de Feng Shui sobre aquilo que não sentes. Devo dizer-te que nem toda a gente sente os espaços da mesma forma, inclusivamente há pessoas que não são afetadas pelo Feng Shui de uma casa, o que em Feng Shui Clássico podemos avaliar ao pormenor. É a mesma coisa que tomar comprimidos se não sentimos uma dor de cabeça, faz sentido?
3 – Faz o melhor que podes com aquilo que tens no momento presente em tua casa. Não vale a pena pensares que só é possível aplicar Feng Shui quando mudares de casa, tiveres dinheiro para a pintar ou redecorar. Aquilo que podes fazer HOJE em tua casa é o teu ponto de partida para onde queres chegar no futuro, verdade?
Antes feito do que perfeito. Abraça a tua imperfeição, mas não fiques de braços cruzados.