Ritmo, relógios e Feng Shui
“Aquele que se atreve a desperdiçar 1 hora de tempo, não descobriu o valor da vida.”
– Charles Darwin
Decidi escrever sobre relógios e Feng Shui porque tenho andado a pensar sobre o tempo e em como os mesmos conceitos usados na publicidade, no desenvolvimento pessoal e no Feng Shui se combinam.
Vou contar-te uma curiosidade sobre relógios que aprendi no meu 1º ano do IADE, em 1993. Já reparaste que os relógios em publicidade têm sempre os ponteiros marcados nas 10 e 10? Isto acontece porque os ponteiros nesta posição ficam para cima, com uma energia ascendente, fazendo lembrar um sorriso, emanando assim uma vibração positiva… para além do significado numerológico associado à perfeição. Não é fantástico como tudo se conjuga?!
Os relógios naturalmente pressupõe um ritmo tal como um batimento cardiaco. E em Feng Shui estão associados ao elemento metal, que é uma energia mais estruturada e organizada, não só pelo ritmo associado do tic tac, mas também pela sua função que nos ajuda a alinhar numa certa ordem.
Se tens a tendência para te atrasares ou para te sentires stressada com o tempo sugiro que repares que horas marcam os teus relógios, os da tua casa e os do teu carro. Estão atrasados ou adiantados? E o teu tempo foge ou as coisas parecem não avançar?
Compreendo que a energia ritmada de um relógio pode parecer demasiado restritiva, mas também te pode ajudar a criar a sensação de ordem e de organização, se for isso que precisas.
Em Feng Shui os relógios podem servir para afinar áreas em certas casas onde falta um ritmo de vida mais estruturado e também para introduzir o elemento metal. Esta energia mais ritmada pode estimular o lado esquerdo do cérebro e por isso tem tendência a criar uma energia mais yang e por isso mais organizada. Mas primeiro é importante perceber o que realmente é preciso, e cada casa é um caso.
Contudo, deixo-te com algumas dicas mais generalistas sobre relógios e Feng Shui:
- Para evitares ter uma falsa noção de tempo, certifica-te que os teus relógios estão certos.
- Evita relógios parados pois estes podem criar uma sensação de estagnação.
- Opta por relógios com sons suaves ao invés de sons estridentes.
- E por fim, respeita o teu tempo e o tempo dos outros. Tempo não só é dinheiro, como também é qualidade de vida.
Uma casa com uma energia alinhada pode ajudar-te a criar condições para viveres uma vida com um ritmo mais equilibrado.