O Natal é aquela altura do ano em que a tendência é termos a casa cheia de amigos e família. É uma época maravilhosa de partilha e convívio, mas na verdade pode ser muito stressante.
Nesta época existe naturalmente no ambiente um excesso da energia Fogo, por um lado pelos próprios afazeres culinários (fogão), por outro lado pelo fato de se encontrarem muitas pessoas no mesmo espaço, todas elas com energias diferentes. E para ativar ainda mais este Fogo as próprias decorações de Natal geram este tipo de energia. A energia do Fogo é de facto maravilhosa para o convívio mas em demasia é possível que promova algum stress ou até discussões.
Uma vez que o Feng Shui é a arte de equilibrar e harmonizar a energia das nossas casas, vou dar-te algumas dicas básicas sobre como minimizares o stress e promoveres um ambiente mais feliz e equilibrado em tua casa de forma a poderes relaxar e apreciar mais esta quadra maravilhosa.
1# Energia Fogo
As velas, as lareiras, as luzes de Natal, as estrelas, os vermelhos e a própria árvore de Natal estão muito associadas à energia Fogo. O Fogo faz falta a uma casa para unificar e aquecer o ambiente nesta estação fria, e principalmente em dia de Natal. É o elemento que liga, que une, que aquece a casa e o coração e que promove a energia do convivio e da sociabilização. Portanto é um elemento imprescindível nesta quadra. Mas atenção ao excesso e leiam a minha 2ª dica.
2# Cores e materiais que promovam o equilíbrio
Se sentires que a energia do Fogo está demasiado ativa, o que poderá naturalmente acontecer, sugiro que equilibres com algumas das seguinte dicas:
›› Colocando a energia Solo que acalma o Fogo em excesso e cria uma energia de conforto e acolhimento, através dos castanhos, amarelos ou bejes, ou usando mantas, vergas ou almofadas confortáveis no teu ambiente.
›› Colocando a energia Metal e Água consegues “refrescar” o ambiente, usando os prateados, dourados ou brancos, e objetos de metal ou transparentes.
›› Por ultimo sugiro a colocação de energia viva (Árvore), ou seja plantas ou flores, que por um lado vão completar o ciclo das 5 transformações, e por outro lado são poderosos purificadores naturais do ambiente.
3# Formato da mesa
As mesas redondas ou ovais promovem naturalmente o equilibrio entre todos os convidados, isto porque todas as pessoas ficam igualmente posicionadas. Não havendo ninguém em lugar de destaque nem ninguém em 2º plano, criam uma harmonia natural no convívio. Não é por acaso que existem os círculos de terapia, círculos de mulheres ou mesmo outros círculos desde a ancestralidade, tal como os Cavaleiros da Távola Redonda ou os antigos Xamãs.
Mas se as mesas são quadradas ou rectangulares elas vão ter esquinas. E as esquinas produzem um chi agressivo, funcionam mais ou menos como termos uma seta apontada, principalmente para quem não tem outra hipótese a não ser ficar sentado nesta posição, o que poderá acontecer quando se tem a casa cheia. E isto seguramente será desconfortável, stressante e agressivo, principalmente para quem aí fica.
Para estes casos, e uma vez que a nossa realidade pende mais para as mesas quadradas ou rectangulares, a sugestão que eu te dou é que coloques uma toalha sobre a mesa (em vez de usares por exemplo os “serviettes”) que minimize o efeito destas esquinas, atenuando desta forma a energia agressiva e stressante.
A regra geral é pensares sempre em equilíbrio, com alegria, amor e Feng Shui para te ajudar a criar este sentimento de harmonia em tua casa. Desta forma poderás acalmar o stress e apreciar verdadeiramente as maravilhas que esta quadra te traz.
Desejo-te um excelente Natal e um Novo Ano muito abençoado, abundante e inspirado. Espero por ti!