Como arrumar livros: dicas práticas e criativas

Muitas pessoas me abordam pois, de todos os items das suas casas, consideram os livros os mais difíceis de gerir. Por isso decidi escrever este artigo, para te ajudar a compreender a sua energia e inspirar-te a reorganiza-los.

Do ponto de vista do Feng Shui, os livros são vistos quase como “seres vivos” porque incorporam uma energia muito ativa de criação e de escrita. São objetos carregados de emoções, histórias e conhecimento.

Os amantes de livros, como eu, adoram entrar nas livrarias ou nas feiras de livros repletas de temas fantásticos. Em cada canto há um regalo para alma. Os olhos brilham. Queremos ter sempre mais aquele… e o outro… e às vezes acabamos por comprar impulsivamente. Levamo-los para casa na expectativa de mais sabedoria, mas na verdade o que acontece é que muitas vezes eles acabam numa pilha juntamente com outros livros ou, na pior das hipóteses, nem sequer os lemos… 

Noto que há também um grande apego aos livros, mesmo que já estejam desatualizados ou não façam sentido com o nosso propósito de vida no momento presente.

E por fim há a dificuldade em saber como e onde organiza-los… especialmente se forem muitos.

Inspiro-te aqui com algumas sugestões úteis para te ajudar a organizar os teus livros mais queridos.

COMPRAR COM UM PROPÓSITO!

O que adquirimos através dos livros molda-nos e expande-nos, isso é indiscutível. Mas na verdade os livros só nos conseguem acrescentar algo quando existe um propósito na sua leitura, caso contrário acabamos por esquecer facilmente o que lemos.

Na prática, antes de comprar ou de ler, vale sempre a pena perguntar: “Qual é o propósito que este livro me traz agora?”

É HORA DA LIMPEZA!

Caso os livros estejam amontoados ou desatualizados eles contêm um Chi estagnado. 

Deparo-me muitas vezes com casas cheias de dezenas de enciclopédias antigas, revistas desatualizadas ou livros de estudo do século passado. 

Para além do peso e do espaço físico que ocupam, estes objetos contêm uma energia antiga e ultrapassada. Já para não falar do pó que acumulam, que só por si já tende a estagnar a energia.

Compreendo que – não há muito tempo – alguns destes livros foram dispendiosos e serviram de suporte ao conhecimento de muitas famílias. 

Mas hoje em dia o conhecimento evoluiu, o que quer dizer que pode valer a pena fazer uma seleção sobre a informação que te é útil e quais os livros que te acrescentam algo realmente.

Podes começar por despertar a energia dos teus livros, tirando-os das prateleiras e dispondo-os no chão – de acordo com o método da Marie Kondo© – para facilitar a tua escolha.

Guarda aqueles que te preenchem a alma e te acrescentam sabedoria, e permite que os outros enriqueçam outros lares ou bibliotecas.

Eu pessoalmente já tenho doado livros a bibliotecas de bairros carenciados ou a instituições de caridade, dependendo sempre um pouco dos temas.

Desta forma, ao mesmo tempo que atualizas o teu conhecimento, abres espaço para a expansão da tua sabedoria.

O QUE PODEMOS EVITAR?

Devido à energia criativa e ativa associada à escrita, demasiados livros num quarto podem perturbar o descanso, o bem-estar ou o romance dos ocupantes.

Se não houver alternativa podes considerar organiza-los com alguma distância em relação à cama.

Evita sobretudo guardar livros debaixo da cama ou demasiado perto da cabeça – ao lado ou por cima, no caso de haver prateleiras (o que também não é aconselhável).

Contudo, e na minha opinião, se estiveres a ler alguns livros de momento e os deixares na mesa de cabeceira, não é caso para alarme. Como sempre digo, precisamos apenas de compreender a energia, perceber de que forma nos afeta, para que possamos tirar o melhor partido dela, sem proibições nem obrigações.

COMO POSSO ENTÃO ORGANIZAR OS MEUS LIVROS?

A organização pode ser diferente para cada um de nós. 

Eu pessoalmente organizo os meus livros por assunto, de seguida por autor e por fim por tamanho.

Mas talvez queiras organizar por ordem alfabética ou por cores. O processo que escolheres para organizar os teus livros pode também ajudar-te a analisar com profundidade sobre o que ainda queres estudar ou a reconhecer a sabedoria que já tens dentro de ti.

O melhor lugar para colocar os livros pode ser o Sector 8 ou a Nordeste de uma casa, uma vez que são as áreas associadas ao conhecimento e ao crescimento espiritual. No entanto, isto pode depender da arquitetura do espaço. Por isso podem também ser organizados em salas de estar, bibliotecas, escritórios ou áreas com mais energia yang.

Preferencialmente deves organizar os teus livros fantásticos todos juntos para facilitares o acesso ao teu mundo de sabedoria. 

Imagina a tua casa só com livros que realmente gostas, prontos a serem pesquisados e tirados das prateleiras com facilidade. Não seria fantástico?

Artigo para a revista Vento e Água, Feng Shui Lifestyle nº11

Esta é uma revista da qual sou co-fundadora e surgiu com o objectivo de expandir a arte do Feng Shui em Portugal. Está disponível para ser enviada por correio ou em pdf num pack com todas as edições editadas até ao momento. Fala connosco!

Boas leituras!

Related Posts

Feng Shui "Não é luxo, é saúde!" Alexandrina e Anocas Consultas Projectos

Ao teu ritmo Cursos, E-Books e Guias

EBOOK GRÁTIS

 


SUBSCREVE A NEWSLETTER E RECEBE UMA MEDITAÇÃO

CATEGORIAS