Ba sigifica 8 e Gua significa trigramas e é uma representação do quadrado mágico. Mágico porque a soma de cada linha dá 15 e quando surgiu – há mais de 5 mil anos atrás – foi interpretado como uma revelação da geometria sagrada do universo, e por isso foram-lhe reconhecidos poderes especiais. Relaciona-se também com a alquimia e com a astrologia.
Existem vários quadrados mágicos mas este em concreto, com a sequência que usamos em Feng Shui correspondente à Sequência Celeste Posterior (SCP), é chamado de Lo Shu, e implica o entendimento da energia de forma cíclica.
Cada Gua – associado a um dos 8 trigramas – mais o centro, dá um total de 9 setores que correspondem a um aspeto da nossa vida. Quando colocado sobre a planta das nossas casas funciona como um mapa para nos ajudar a identificar as diferentes áreas na nossa vida.
COMO APLICAR O BAGUÁ
- Prolongar as linhas da planta da casa de forma a que esta fique envolvida numa figura geométrica perfeita (quadrado ou rectângulo)
- Encontrar a parede que tem a PORTA (que pode ser a porta principal ou a porta que usamos regularmente para entrar em casa)
- ALINHAR a parte de baixo do Baguá (o Norte virtual) com a parede que contém a dita porta.
- Sobrepor o mapa esticando-o à medida da planta para ENCONTRAR as áreas correspondentes.
A imagem deste Baguá (acima) foi criada por mim em 2015 para te ajudar a ganhar consciência sobre a tua vida através da tua casa. Desfruta!