??? Hoje é o dia sagrado para colocares as tuas intenções de abundância na tua casa. É o Dia da Espiga!
Sempre mantive viva esta tradição, muito antes de morar no campo e muito antes de iniciar os meus caminhos pelo sagrado, talvez porque – mesmo sem eu dar conta – ele já habitava em mim.
Esta data está associada aos festivais agrícolas em que, com danças e cantares, se comemorava o florescimento do reino vegetal e animal, pedindo as bênçãos dos Deuses e Deusas para as novas colheitas vindouras.
A sabedoria popular diz que o ramo da espiga deve ser colocado atrás da porta de entrada de casa e de cabeça para baixo, para que aí nunca falte pão, saúde, sorte, alegria, paz e abundância, e o ramo só deve ser substituído no dia de espiga do ano seguinte. Eu tenho por hábito devolver o ramo antigo à terra, honrando e reverenciando os ciclos da grande Mãe que é a casa de todos nós.
A nossa casa, por ter uma dimensão ao mesmo tempo quotidiana e ao mesmo tempo sagrada, é o local perfeito para materializarmos as nossas intensões sobre o que queremos trazer para as nossas vidas. Este é um pequeno ritual simbólico mas que, se te fizer sentido, ajuda a alinhar intensões.
Cada planta que compõe o ramo tem um valor simbólico diferente:
* Espiga – Pão
* Malmequer – Ouro (Amarelo) e Prata (Branco)
* Papoila – Amor e Vida
* Oliveira – Luz e Paz
* Videira – Vinho e Alegria
* Alecrim – Saúde e Força Vital
Resta-me desejar-te muitas bençãos, amor e prosperidade para a tua casa e para a tua vida. Que assim seja!
Mónica