O ano lunar chinês começa a dia 12 de Fevereiro e nesta fase há uma mudança significativa de energia para o feng shui, astrologia chinesa ou astrologia do ki das 9 estrelas, e 2021 é o ano do Boi de Metal Yin 辛丑 (ou Búfalo Branco).
Os 12 signos do horóscopo chinês são utilizados para representar os anos. Como o ciclo se repete a cada 12 anos, 2020 encerrou um ciclo representado pelo Rato 子 e em 2021 um novo ciclo se inicia com o Boi 丑. É interessante também notar que todas as abordagens astrológicas ocidentais e orientais encontram pontos comuns. Na cosmologia oriental o Metal Yin 辛 está associado ao Planeta Vénus que é o planeta do amor e regente deste ano de acordo com a astrologia ocidental. Na astrologia do Ki das 9 estrelas o ano é pautado pela energia do 6 que também ela é metal como o nosso Boi 丑 de 2021 e por isso convida à organização. Em todas as formas não há como escapar à energia geral que se impõe e que nos convida a redefinir, organizar e solidificar novos caminhos individuais e coletivos no amor e na forma como nos relacionamos.
De acordo com a astrologia chinesa ou Bazi, 2021 é o ano do Boi de Metal Yin 辛丑. O Boi 丑 é o animal do zodíaco chinês ligado à energia da solo que tem um grande sentido prático de “fazer” com continuidade. Ele traz-nos a possibilidade de um ano de muito trabalho, empenho e dedicação sobre os processos para os quais temos vindo a despertar nos últimos anos e principalmente em 2020. O Metal Yin 辛, por sua vez, é o nosso bisturi que nos vai ajudar a ir um pouco mais a fundo sobre todas estas questões individuais e coletivas. Por isso 2021 promete ser ainda um ano de trabalho incisivo para continuar, consolidar e aperfeiçoar os processos já iniciados nos últimos anos.
A energia mudou mas ainda estamos no começo deste novo ciclo e muito há a transformar. É a dança do yin e yang a acontecer na prática da vida. Primeiro é preciso separar e trabalhar sobres as partes, para só mais à frente podermos integrá-las e encontrarmos o equilíbrio do todo e a tão desejada “Nova Era”.
Grata por me leres! Feliz ano do boi!