Nesta fase do ano surge sempre uma vontade de pôr a alma e a casa a arejar, verdade?!
Chamamos-lhe limpezas de primavera, e não é por acaso que as nossas ancestrais as faziam nesta altura do ano. É porque este é o momento em que a manifestação da vida se vê na natureza e em tudo à nossa volta, convidando-nos ao florescimento e à renovação das nossas energias.
A pouco e pouco a energia da primavera desperta em nós esta vontade crescente de irromper tudo o que tem estado em gestação no nosso interior.
Eostre é a deusa da fertilidade celebrada no festival de Ostara cujo símbolo é o coelho ??, e que se liga com a energia de renascimento da Páscoa (Easter).
Não é por acaso que os ovos e os coelhos são os simbolos da Páscoa e de muitas marcas associadas à fertilidade e sexualidade.
Esta é de facto uma fase de grande fertilidade e florescimento, não esquecendo que todo o nascimento envolve “sacrifício”, sendo por isso necessário desapegar de tudo o que já não serve mais à nossa etapa seguinte.
Na verdade “sacrifício” vem de “sacro ofício” ou “ofício sagrado”, e podemos escolher ver este processo de regenerar a nossa Alma e os nossos espaços como uma espécie de ritual sagrado.
Partilho aqui contigo um ritual simples para te conectares com a tua regeneração e renascimento através da tua casa, desfruta:
? Areja e destralha a tua casa (podes começar por uma divisão ou uma gaveta) para alquimizares as tuas energias;
? Escolhe um objeto que simbolize o que já não serve mais à tua etapa seguinte e permite-te fazer um ritual de libertação;
? Escolhe ou compra um objeto que represente o que queres ver florescer na tua vida e coloca-o num sítio visível ou não, de preferência no centro da tua casa, até sentires que o seu propósito está cumprido.
Os rituais, quando feitos com reverência, possibilitam que as nossas transformações interiores sejam trazidas à consciência e fiquem gravadas em cada uma das nossas células, por isso permite-te conectar com a tua casa por uns momentos.
Desejo-te uma feliz renovação!