Tradições, rituais e significados do Natal
O Natal é uma das mais importante festividades para o cristianismo mas, o que muitos não sabem, é que este incorporou elementos de diversas festividades pagãs.
Seja qual for a nossa tradição este é um momento pleno de magia que promove a partilha, o amor, a amizade, o encontro das famílias e em que se festeja o nascimento da LUZ.
Alguns rituais e significados desta época plena de magia são:
O Advento é o tempo que antecede o Natal em que se mergulha na mística cristã, na esperança, na fé e na preparação para a chegada de Jesus.
O Yule, que acontece no solstício de inverno, é uma data que marca o pico da escuridão e em que se festeja o nascimento ou renascimento da Luz. É a festividade pagã que dá origem ao Natal.
Os Presentes simbolizam a partilha nos tempos de inverno onde as colheitas eram escassas e em que cada um dividia o que tinha para que ninguém passasse fome.
O Natal é a data comemorativa cristã que simboliza o nascimento de Jesus e acontece no dia 25 de dezembro.
Pai Natal e Coca-Cola. Embora não seja uma invenção da Coca-Cola, uma boa parte da popularidade do Pai Natal em todo o mundo deve-se às suas campanhas publicitárias. A figura atual do Pai Natal que conhecemos baseia-se em São Nicolau, um bispo cristão do século IV da Lícia (agora na Turquia) que era conhecido por dar presentes aos pobres, e foi criada nos anúncios da Coca‑Cola pelo ilustrador Haddon Sundblom que lhe deu esse aspeto de homem afável.
As Decorações Natalícias são também elas plenas de significados. Os Sinos são símbolos femininos de fertilidade. As Coroas e Guirlandas representam a roda solar e o retorno do sol. As Velas representam o antigo costume da fogueira de Yule, que era acesa para dar vida e poder ao sol. A tradição de decorar Árvores era costume dos bosques de pinheiro onde eram colocados alimentos, decorações e presentes nas árvores para agradecer aos espíritos e deidades.
Desejo-te uma linda e abençoada quadra repleta de significados.
Fotografia: GettyImages